Os ensaios reunidos neste volume resultam da condensação e ordenação de uma série de conferências proferidas por Gustavo Corção a plateias bastante diversas, mas que têm o mesmo tema, abordado de pontos de vista complementares: o tecnicismo isto é, a transplantação dos métodos, do critério e do estilo que são próprios da técnica para os domínios da vida moral ; a ilusão de resolver os problemas da vida humana como se resolve um problema de linha de transmissão .
Com a clareza, a honestidade e o estilo ao mesmo tempo elevado e simples que lhe são próprios, Corção aborda o problema do tecnicismo desde as suas raízes filosóficas e históricas até as suas consequências nas áreas da política, da vida familiar e até mesmo da vida espiritual.
Sobre o autor:
Gustavo Corção é considerado um dos maiores escritores brasileiros de toda a história da literatura nacional. Nasceu em 17 de dezembro de 1896 no Rio de Janeiro. Fez o curso de Engenharia na antiga Escola Politécnica do Rio de Janeiro, posteriormente lecionou eletrônica aplicada às telecomunicações, trabalhou em astronomia de campo, em serviço de força e luz, em radiocomunicações e em atividades industriais até 1948. Casou-se em 1924, ficou viúvo e casou-se novamente em 1937. Converteu-se à Igreja Católica em 1939 e publicou seu primeiro livro, A Descoberta do Outro, em 1944 (Agir). Foi diretor da revista A Ordem e do Centro Dom Vital, do Rio de Janeiro, colaborador semanal de O Estado de São Paulo, do Diário de Notícias do Rio de Janeiro, do Correio do Povo de Porto Alegre e de O Globo do Rio de Janeiro. Corção morreu em 6 de julho de 1978.