Colocando-nos no lugar de Filotéia, que personifica a alma desejosa de servir a Deus, podemos nos orientar na busca pela santidade por meio dos ensinamentos de São Francisco de Sales sobre a vida espiritual, que refletem a perene sabedoria da Igreja na condução das almas. O bispo de Genebra ensina-lhe o que é, de fato, a verdadeira devoção, e como principiar na vida da graça e nela permanecer. A fim de santificar-se em meio aos afazeres ordinários, Filotéia é instruída a estabelecer uma regra de vida e práticas devocionais.
Ao longo da obra, dividida em cinco partes, o santo Doutor da Igreja descreve os exercícios espirituais necessários para progredir no amor a Deus e nas virtudes.
Além disso, aconselha Filotéia a respeito do combate às tentações e de como valer-se da oração e dos sacramentos para elevar a alma a Deus; mostrando que a vida devota não deve ficar apenas circunscrita aos mosteiros e casas religiosas, mas ser também uma realidade e, ainda mais, a essência das circunstâncias diversas de todos os fiéis.