Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo - Livro III

R$ 38,12

Devemos “mergulhar” na meditação da Paixão. A Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo é um mar sem fundo, sem margens e sem superfície. Afiguremo-nos que somos uns náufragos e que não tivemos a possibilidade de agarrarmo-nos a uma tábua de salvação e afundamos até ao mais profundo do mar, onde reina inalterável silêncio e a mais completa tranqüilidade, enquanto a superfície está revolta em tempestade. Assim devemos mergulhar nesta meditação: esquecer tudo: o passado, o futuro, nossos afazeres, nossas obrigações, nossas preocupações: colocar toda a alma na consideração desse mistério; abismarmo-nos nele. Ainda que a alma, em suas funções mais ligadas ao corpo (memória, imaginação), se agite, devemos fixar-nos firmemente na paz, no mais profundo da alma. Darmos atenção à imaginação e às lembranças seria agarrarmo-nos àquela “tábua de salvação”, a qual nos faria ficar na superfície.

O mar pode ter vários significados: ou a imensidade dos sofrimentos de Nosso Senhor, ou a extrema quantidade do Sangue redentor derramado, ou o incomensurável amor de Nosso Senhor por nós, manifestado bem claramente em Sua Paixão, ou, ainda, o abismo da maldade que encerra o pecado, para a remissão do qual foi necessário o abismo da Paixão, ou, finalmente, o mar pode significar o valor infinito da morte do Homem-Deus, que faz com que todo homem, desde Adão até o último que viver sobre a terra, que mergulhar nesse mar vermelho, por mais numerosos e graves que sejam seus pecados, tornar-se-á limpo deles. Pensar, como Caim e Judas, que seu pecado era grande demais para poder ser perdoado, é blasfemar contra a dimensão infinita desse mar.

A consideração dessas verdades é que deve formar o “ambiente”, o “plano de fundo”, no qual se desenrola a meditação da Paixão.

O autor


Esta obra, de autoria de um monge do Mosteiro da Santa Cruz, se constitui em uma narrativa respeitante à Paixão de Nosso Senhor que dividir-se-á em quatro volumes, trazendo de forma organizada os acontecimentos que cercam a Morte e Resurreição de nosso Salvador. E, para tanto, faz uso de uma breve sucessão de capítulos que remetem aos Quatro Evangelhos homogeneamente, deixando entrever pequenos detalhes que somente uma leitura bem elaborada e comentada dos mesmos Quatro Evangelhos poderia fornecer.


Chamamos a atenção para o fato de que a leitura de cada volume não depende, necessariamente, do volume anterior para apresentar plenitude à compreensão da obra.

ESPECIFICAÇÕES
  • Formato: Brochura;
  • Quantidade de páginas: 96;
  • Ano: 2017;
  • Índice:


CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER