Atenção: a impressão desta obra é sob demanda, em alta qualidade, e por isso você deverá adquirir seu exemplar acessando um link fora da Livraria Santa Cruz. Caso tenha um carrinho com outros produtos adicionados, sua compra não conseguirá ser concluída dentro da nossa livraria. Portanto, considere que a compra deste livro será feita (inclusive seu frete) em um site separado. Para continuar a adquirir o livro, clique aqui.
D. Antônio de Castro Mayer (20 de junho de 1904 — 25 de Abril de 1991), considerado "Leão de Campos" devido à sua enérgica atuação na defesa da Doutrina Católica, foi Bispo da Diocese de Campos dos Goytacases, sediada no Rio de Janeiro.
Fora dotado em sua formação, na Pontifícia Universidade Gregoriana, de refinados e agudos conhecimentos teológicos e filosóficos tomistas, que lhe conferiram, já em seu retorno ao Brasil, reconhecimento e autoridade quando de sua passagem pelo Estado de São Paulo. Doutorado em Teologia, auxiliou com louvor aos seminaristas da Arquidiocese de São Paulo, em pouco tempo sendo alçado ao bispado em reconhecimento pelos seus intensos trabalhos.
No Concílio Vaticano II, junto a D. Proença Sigaud, D. Marcel Lefebvre, Cardeal Siri, Cardeal Ottaviani e ao Cardeal Bacci, torna-se figura de próa na organização Coetus Internationalis Patrum, aliança de Bispos Conciliares que se contrapunha à Aliança Liberal do Reno e demais grupos modernistas. A finalidade do Coetus, dentro do Concílio, era a de organizar os bispos católicos com o propósito de manterem na estrutura doutrinal a Tradição Católica em face da difusão da heresia do Modernismo, destacando-se os citados bispos pela liderança desse coeso e diminuto grupo que, em maior ou menor medida, conseguiu frenar a ação nefasta das alianças liberais dentro deste evento de espectro mundial que foi o Vaticano II.
Fruto de sua combatividade é o conjunto de cartas pastorais e do afamado Catecismo Anti-Modernista, reunidos na presente obra em edição primorosa e meticulosamente ordenada. À exceção das últimas cartas publicadas em vida, posteriores ao lançamentos dos originais da obra, todos os demais escritos (muitos dos quais foram traduzidos para outras línguas, incluindo o francês) emanados do Bispado de Campos, pela pena de D. Castro Mayer, estão coligidos em Por um Cristianismo Autêntico.
Este trabalho de re-edição se objetivou a novamente colocar em circulação um clássico doutrinal que há décadas desapareceu das prateleiras e não pode ser encontrado com facilidade em qualquer formato de leitura. Por isso, os originais receberam acurado tratamento editorial, seguindo o padrão de qualidade da Editora Triregnum, sendo agora disponibilizados, em série limitada, no formato de brochura.
Trata-se, como em inúmeras oportunidades destacou o prelado D. Tomás de Aquino nos seus catecismos dominicais, de uma obra fundamental para a formação dos sacerdotes, seminaristas, pais de família e leigos em geral, uma vez que a simplicidade da prosa (as cartas e obras eram sempre dirigidas aos seus fiéis diocesanos) e a fidelidade doutrinal a toda prova constituem nesta obra as características principais: são missivas destinadas a ensinar e admoestar os fiéis contra os perigos advindos do Liberalismo e do Modernismo, que na contemporaneidade se manifestam pelas formas mais variadas, principalmente mediante emprego dos meios de comunicação como irradiadores do mal.